quarta-feira, 6 de junho de 2012

A doutrina espírita nos fala sobre os Centros de Força, que são equivalentes aos Chakras do hinduísmo.

CENTROS DE FORÇA – CHAKRAS
SIMBOLOS
 
Básico ou Genésico – Doutrina Espírita
Básico ou Raiz – Yoga
É representado por um lótus de quatro pétalas vermelhas, cada uma com uma letra sânscrita, que representam as vibrações individuais das linhas de força correspondentes.


Um triângulo invertido representa a energia criadora.
No interior do triângulo uma forma fálica (linga) representa o corpo astral. A serpente enrolada em volta da linga é o símbolo da kundalini.
A kundalini apóia-se num elefante de sete trombas, que representam os sete minerais indispensáveis ao sustento do corpo físico.
O quadrado amarelo dentro do pericarpo que abriga esses símbolos é o símbolo da energia desse chakra, ligada ao elemento terra.
COR – Vermelho
Ondas (Hertz) – 0,08 micra




Esplênico – Doutrina Espírita
Sacro ou sexual – Yoga
O diagrama tradicional contém um crocodilo dentro de uma lua crescente. O crocodilo representa as forças do inconsciente. A lua crescente é formada por dois círculos. O maior possui pétalas viradas para fora e o menor para dentro. O círculo interior representa a existência do insconsciente, apoado nas costas do crocodilo. As seis pétalas contém as sílabas em sânscrito.
COR – Laranja
Ondas – 0,66 micra







Gástrico – Doutrina Espírita
Solar ou umbilical – Yoga
O lótus do chakra possui dez pétalas  de cor azul escuro com as letras em sânscrito. Elas compõem vibrações sonoras e cada uma representa um nadi ( meridiano). Dentro do diagrama um fogo se apóia no dorso de um carnerio. Seu símbolo de energia psíquica é um triângulo invertido.
COR  - Amarelo
Ondas – 0,52 micra





Cardíaco – Doutrina Espírita
Cardíaco – Yoga
Abaixo do diagrama está simbolizada a “árvore do desejo”, uma planta sempre verde, ilustrada dentro de um lótus semelhante, abaixo do diagrama. O lótus possui doze pétalas. Seu símbolo de energia espiritual é a estrela hexagonal. O triângulo invertido representa a forma material e o triângulo em pé representa a consciência.
COR - Verde
Ondas – 0.52 micra


Laríngeo – Doutrina Espírita
Laríngeo – Yoga
As dezesseis pétalas são da cor lilás acinzentada. A energia psíquica é representada de forma oval ou circular. O diagrama representa um pequeno elefante branco dentro de um círculo.
COR – Azul claro
Ondas – 0,47 micra




Frontal – Doutrina Espírita
Frontal ou cerebral – Yoga
 No interior do círculo do diagrama existe um triângulo invertido, que simboliza a força geradora e criadora. Dentro do triângulo, atrás da letra “OM”existe uma forma de coluna, conhecida como linga. Embora seja visto como símbolo fálico, ele é primeiramente um símbolo do corpo astral.O círculosimboliza o vazio ( estado de superconsciência). A sílaba OM, localiza-se no interior do círculo. Acima da lua sobreposta existe a cauda esguia que representa a parte mais sutil da consciência. As duas pétalas localizadas a cada lado representam os dois hemisférios cerebrais.
COR – azul índigo
Ondas – 0.44 micra



Coronário – Doutrina Espírita
Coronário – Yoga
Composto de duas partes. A parte central com doze pétalas maiores , menos ativa, e ao redor 960 pétalas menores, vibrando com incrível velocidade. Voltam-se para o alto com posição invertida.
Cor – Violeta
Ondas – 0,40 micra


Chakra Umeral
Fica nas costas, na altura da omoplata esquerda (entre e sobre o pulmão esquerdo). É imprescindível para a psicografia mecânica. É ligado ao corpo físico através do plexo solar e deste para os membros superiores (braços, antebraços e mãos).
Na psicografia mecânica o espírito comunicante faz a ligação magnética do seu corpo astral ao chakra umeral do medium, para assumir o controle dos membros superiores.
Chakra das mãos
Localizado na região central das palmas das mãos.  Caracterizados por estarem numa região terminal do corpo, denotam ponto de entrada  ou escape de energia. São os chakras de ativação mais fácil e seguro, sendo que sua ativação permite o desenvolvimento da capacidade de sentir energias sutis e também sentir a aura.
Fontes:
http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/
http://www.equilibrio.conhecendo.com.br/
Carlos Torres Pastorino – Técnica da Mediunidade
Livio Vinardi – Anatomia Energética


2 comentários:

  1. Oi, Wanda!

    Acho que é importante indicar exatamente onde se acha o conceito de centros de força dentro do Espiritismo. Está em Chico? em Divaldo? em Kardec? onde exatamente? Carlos Torres Pastorino e Livio Vinardi são espíritas? representam a teoria espírita?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vital! Bem lembrado!
      O conceito de centros de força encontra-se, principalmente, em André Luiz:

      André Luiz/Francisco C. Xavier - Entre a Terra e o Céu - páginas 126, 127, 128, 129, 131 e 142 - Federação Espírita Brasileira
      André Luiz/Francisco C. Xavier - Ação e Reação - capítulo 19 e página 264 - Federação Espírita Brasileira
      André Luiz/Francisco C. Xavier - Mecanismos da Mediunidade - páginas 83 - Federação Espírita Brasileira
      André Luiz/Francisco C. Xavier - Evolução em Dois Mundos - páginas 26 a 29, 35, 43, 66, 69, 72, 98, 116, 133 e 274 - Federação Espírita Brasileira.

      Também com o Divaldo Franco em :
      Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo Pereira Franco - Loucura e Obsessão - páginas 35 e 123 - Federação Espírita Brasileira

      Os autores citados, Carlos Torres Pastorino e Lívio Vinardi, são estudiosos dos temas espíritas e espiritualistas.

      Pastorino,no dia 8 de janeiro de 1951, com um grupo de abnegados companheiros, fundava o Grupo Espírita Boa Vontade, posteriormente mudado para Grupo de Estudos Spiritus, para não haver confusão com a Legião da Boa Vontade.
      No Grupo de Estudos Spiritus, nasceu o Lar Fabiano de Cristo, o boletim SEI (Serviço Espírita de Informação). Fundou a Livraria e Editora Sabedoria e a revista com o mesmo nome, prestando relevantes serviços à Doutrina, no terreno cultural.
      O professor Carlos Torres Pastorino realizou muitas palestras no Rio de Janeiro e em vários outros Estados. Participou ativamente de Congressos, Semanas Espíritas, Simpósios, Cursos e tantos outros eventos. Fez-se sócio de inúmeras instituições espíritas e colaborou com a imprensa espírita nacional e do exterior. De sua vasta bibliografia espírita, destaca-se Minutos de Sabedoria , que bate todos os recordes de vendagem, já em várias edições Sabedoria do Evangelho , publicado em fascículos na revista Sabedoria e Técnicas da Mediunidade , excelente livro sobre o assunto.
      O grande sonho do Prof. Pastorino era criar uma Universidade Livre, para ensinar Sabedoria.


      Livio Vinardi é fundador da BioPsicoEnergética (BPE). Nasceu em 1930, em Buenos Aires.
      Doutor em ciências físicas e engenheiro eletrônico, foi professor durante cerca de trinta anos, nos níveis universitário e médio, exercendo as cátedras de microondas, eletrônica, radiação, física e eletroacústica.

      É membro da Sociedade Científica Argentina, enciclopedista, vencedor de concursos nacionais e internacionais na área de planejamento de ensino.
      Ex assessor do governo argentino na área de pesquisas técnicas.

      Doutor em Física e Engenheiro em Eletrônica, o Dr. Livio Vinardi foi Professor durante 30 anos no ensino superior, nas cátedras de Eletrônica, Física, Eletroacústica, Microondas e Radiação, atividade exercida em âmbitos docentes civis e militares.

      Dirigiu durante 10 anos (1980-1990), em colaboração com a Universidade Estatal de São Francisco (Califórnia), um projeto de medição objetiva do campo energético humano.


      Estruturou a Biopsicoenergética (BPE) na Argentina em 1971, que em seguida difundiu-se pela América do Sul, USA e Europa. Em 1993 Vinardi fundou a IBUNA – 'International Biopsychoenergetics University of North América', cuja finalidade é ensinar disciplinas integradas a nível acadêmico, operando em âmbito internacional.

      Musicólogo e pianista concertista, atuou em recitais por 15 anos como solista. Fundador da Agrupação Livre das Artes (1962, Buenos Aires, Argentina).

      Atualmente morando no Brasil desde 2003, o Dr. Vinardi além de ocupar-se de IBUNA, continua dando cursos e conferências sobre Biopsicoenergética e Arte Objetiva, seja em toda a América como na Europa; simultaneamente dirige viagens de estudos e experiências práticas, com exercícios e técnicas para a integração energética humana com as fontes planetárias.

      Abraços!

      Excluir